O fator de potência e o fator de carga são índices que demonstram se a utilização da energia é eficiente e se existem possibilidades de melhoria. O conhecimento e o gerenciamento desses índices proporcionam maior eficiência e segurança às instalações e equipamentos, além da redução do custo com a energia elétrica.
A energia elétrica é a força motriz de máquinas e equipamentos elétricos. Essa energia é utilizada de duas formas distintas: a energia ativa e a energia reativa. A energia ativa é aquela que realmente executa as tarefas, ou seja, faz os motores girarem e realiza o trabalho do dia a dia.
A energia reativa forma um campo magnético necessário para que o eixo dos motores possa girar. A energia reativa está presente em motores, transformadores, reatores, lâmpadas fluorescentes, etc.
Se efetuarmos a composição destas duas formas de energia, achamos a energia aparente ou total. Resumindo, o fator de potência é um índice que indica quanto da energia foi utilizada em trabalho e quanto foi utilizada em magnetização.